Background Image

Sinopse


O projeto JAMP tem como objetivo criar um protótipo de plataforma de aprendizagem musical, através do ensino pela “joguificação”, com tutoria de inteligência artificial que estará enquadrada nas redes sociais. O utilizador poderá aprender piano jogando através da ligação do seu instrumento ao computador, tablet ou smartphone.





Os principais desafios do projeto passam por:


- Tornar a prática musical mais apelativa
- Criar um método normalizado de aprendizagem de piano por “joguificação”
- Criar 2 jogos de prática musical para piano
- Criar um algoritmo de inteligência artificial para tutoria de um dos jogos
- Criar uma plataforma que permite dar visibilidade nas redes sociais aos desempenhos de cada jogador

Background Image
Datas de realização do Projeto

Início do Projeto – 07-09-2013
Fim do Projeto – 30-06-2015

Financiamento QREN

O orçamento total do projeto para a Lusomusic – promotor Líder é de 162.001,23EUR, sendo o valor do incentivo concedido pelo QREN à LusoMusic é de aproximadamente de 120.031,37 EUR.

Principais consultores em aprendizagem musical:



Manon Marques

A Manon Marques fez os estudos de Piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. É licenciada em Ciências Musicais pela FCSH e é mestre em Formação Musical pela ESML. Lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Lisboa desde 2009, sendo co-coordenadora da licenciatura em Música na Comunidade. Trabalha com a Lusomusic desde 2013 sendo a responsável pedagógica pelo método de aprendizagem de piano criado pela Lusomusic.

Mariana Cruz

A Mariana Cruz fez o curso superior de piano na Escola de música do Conservatório Nacional. Possui ainda uma licenciatura em ciências musicais pela Universidade Nova e uma profissionalização em ensino de piano pela Escola Superior de Música de Lisboa. É professora de piano desde 1989.

Mariana Godinho

A Mariana Godinho é Licenciada em Música, variante de instrumento (piano) pela Escola Superior de Música de Lisboa. Frequenta atualmente o mestrado em música na variante de execução de piano na ESML. Colabora com a Lusomusic desde 2014.

Dário Cunha

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Castelo Branco. É Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto. Exerceu entre 2006 e 2008 como Professor de Piano e Acompanhador no Conservatório de Música da Covilhã e na Escola Profissional de Artes da Covilhã. Foi Professor-Assistente na Escola Superior de Artes Aplicadas entre 2010 e 2014.

Fernando Loura

O Fernando Loura é Licenciado em Música, variante de instrumento (piano) pela Escola Superior de Música de Lisboa. Frequenta atualmente o mestrado em música na variante de execução de piano na ESML. Colabora com a Lusomusic desde 2014.

Tiago Marques

O Tiago Marques estudou Piano e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN). É Bacharel em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Licenciado em Direcção Coral pelo Conservatorium van Amsterdam, onde estudou com Daniel Reuss e Jos van Veldhoven, e Mestrado em Direcção Coral pela ESML, onde estudou com Paulo Lourenço. Participou em diversos cursos e workshops com, entre outros, Darmon Meader, Phil Mattson, Michele Weir, Jens Johanssen, Anders Edenroth, Jonathan Rathbone e Tijs Krammer. Dirigiu e ensaiou coros de repertório muito variado - ópera, música coral sinfónica, música antiga e moderna e Close Harmony, entre outros - em Portugal, na Holanda e na República Checa. É professor de Coro na EMCN desde 2005.

Equipa de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico:



Frederico Freitas

É mestre em Engenharia Informática pelo IST. É o programador principal da Lusomusic.

Luís Coelho

É mestre em Engenharia Civil e Licenciado em música na vertente de instrumento pela ESART. É o Diretor da Escola e CEO da Empresa Lusomusic.

Ivo Vieira

É doutorado em Física pelo IST. É fundador da Lusomusic e principal Sponsor do projecto.

Principais Parceiros






INESC-ID
Entidade responsável pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial do Jogo.



Wingzstudio
Empresa responsável pelo design e programação do Jogo.



Present-Technologies
Empresa responsável pela gestão da plataforma JAMP.